Atualizado junho de 2023
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ToggleOs segredos para uma Gestão de Fornecedores de Sucesso: Construindo Relacionamentos Vencedores e Garantindo Qualidade Consistente!
Você sabe como fazer uma gestão de fornecedores eficiente? Então saiba como fazer isso de maneira fácil!
A gestão de fornecedores é uma tarefa extremamente importante para seu comércio, pois esse é o processo em que você gerencia e coordena as relações e atividades de seus fornecedores.
O gerenciamento envolve diversas etapas, como identificar o fornecedor, avaliá-lo, selecioná-lo para contratar, negociar, monitorar, a fim de possuir um fornecimento eficaz, eficiente e de alta qualidade dos produtos.
Uma das partes mais essenciais na área de compras é a gestão de fornecedores, pois a empresa depende muito da eficiência e qualidade dos produtos e serviços fornecidos, para aumentar a produtividade e conseguir efetuar preços e mercadorias competitivas.
Existem 3 tipos de fornecedores:
Monopolistas:
Eles fornecem produtos exclusivos. Normalmente buscam fixar preços em que acham atrativos para sua empresa, eles cobram a exclusividade do produto ao defenderem seu valor agregado.
Os fornecedores monopolistas não possuem concorrentes, pois quando os comércios necessitam de um produto não substituível, ele acaba se tornando dependente deste fornecedor.
Habituais:
Eles são os fornecedores tradicionais, na maioria das vezes são os que oferecem os produtos básicos para uma empresa funcionar.
Os fornecedores habituais sempre são consultados durante o processo das contas, pois possuem uma grande concorrência e ficam dependentes dos compradores para conseguir fechar o negócio.
A vantagem destes fornecedores é que eles possuem a facilidade de deixar os preços do melhor jeito possível.
Especiais:
Esses são os fornecedores ocasionais, que abastecem atividades diferentes e atípicas da normalidade. Normalmente os produtos deles não estão disponíveis com os fornecedores habituais.
Como fazer uma gestão de fornecedores eficiente?
Pesquisa de mercado:
A análise de diversos fornecedores concorrentes é muito importante, pois com essa avaliação é possível conhecer os preços médios dos produtos e serviços que são oferecidos.
Estabeleça metas claras na negociação:
Antes de iniciar a negociação busque definir o preço máximo que você irá pagar, os prazos de entrega que atendam às suas necessidades e outras condições importantes.
Negociar com tudo já definido, te faz gastar menos tempo de negociação e evita que faça um contrato não favorável para sua empresa.
Negociação de contrato favorável:
Com a análise de mercado e metas claras, é possível você fechar contratos mais favoráveis para seu comércio.
Leia atentamente todas as cláusulas, termos e condições, prazos, penalidades por atraso, garantias, devoluções e outros aspectos importantes.
Negocie prazos de pagamento favoráveis:
Ter prazos mais longos para pagamento, ainda mais se for comprar grandes volumes de produtos, isso irá auxiliar a você melhorar seu fluxo de caixa e permitirá possuir mais capital disponível para investir em outras áreas do seu comércio.
Construa relacionamentos sólidos:
Busque cultivar relações saudáveis e longos prazos com seus fornecedores. Marque almoços, reuniões e visitas regulares na sua empresa.
Quanto mais eles se sentem valorizados existe maior probabilidade de fazerem preços mais competitivos e dar prioridade no atendimento.
Invista em tecnologia de gestão de fornecedores:
Investir em softwares para gestão de fornecedores auxilia na automatização dos processos e análises detalhadas do desempenho dos fornecedores.
Quanto mais fácil for o monitoramento, melhor será a eficiência e transparência das operações.
Monitoramento e avaliação contínua:
Monitorar as atividades de seus fornecedores é essencial para garantir que estão cumprindo com seus termos e acordos.
Tente estabelecer indicadores-chave de desempenho (KPIs), que são relevantes para seu negócio e avalie periodicamente se os fornecedores estão atendendo às metas que você havia definido.
Saiba mais em:
Qual a importância de ter uma gestão de fornecedores?
Qualidade consistente:
A gestão de fornecedores, faz com que você selecione e saiba quais fornecedores oferecem os melhores produtos e serviços, além de saber quais são confiáveis e quais não.
Isso é extremamente importante para manter a qualidade constante da sua empresa.
Redução dos riscos:
Gerir e monitorar de perto ajuda a identificar e evitar riscos, como interrupções no fornecimento, qualidade inferior, problemas de conformidade ou questões financeiras dos fornecedores.
Eficiência operacional:
Estabelecer relacionamento sólido faz com que a organização aprimore e otimize os processos de fornecimento, agilize a entrega e reduza os custos de logística dos serviços e produtos.
Inovação e vantagem competitiva:
Otimizar os processos, faz com que você tenha tempo de pensar em inovações e consiga analisar o mercado de perto e com calma.
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