Planejamento financeiro eficiente e de sucesso! Dicas imperdiveis em nosso artigo!
Confira no nosso artigo tudo que você precisa saber sobre o planejamento financeiro em seu comércio!
O planejamento financeiro é uma das atividades fundamentais para todos os donos de comércio que desejam economizar com despesas e aumentar a rentabilidade.
Entretanto, a maioria dos donos de comércio, não possuem o tempo, conhecimento ou auxílio necessário para realizar este planejamento tão fundamental.
Assim, escrevemos este artigo para que você, comerciante, cuide corretamente de todas suas finanças! Confira, a seguir, e domine esta atividade!
Cuide melhor do seu comércio! Saiba mais em:
O que é o planejamento financeiro em comércio?
Em resumo, o planejamento financeiro em comércio é o processo de estabelecer metas, estratégias e ações para gerenciar as finanças do negócio, considerando o seu:
- Mercado
- Clientes
- Fornecedores
- Concorrentes
- Riscos.
Além disso, o planejamento financeiro em comércio envolve a elaboração de um:
- Orçamento
- Fluxo de caixa
- Análise de viabilidade
- Projeção de cenários
- Avaliação de resultados
- Plano de contingência
Qual a importância do planejamento financeiro em comércio?
Certamente, o planejamento financeiro em comércio traz diversos benefícios imperdíveis por vários motivos, entre eles:
Melhorar a gestão do fluxo de caixa:
Certamente, ele permite prever as entradas e saídas de dinheiro, evitando surpresas e dificuldades para honrar os compromissos.
Além disso, o planejamento ajuda a identificar oportunidades de reduzir custos, aumentar as vendas e otimizar o capital de giro.
Aumentar a lucratividade:
De fato, o planejamento de finanças permite avaliar a rentabilidade do negócio, comparando as receitas com as despesas e os investimentos.
Assim, é possível identificar os produtos ou serviços mais lucrativos, os clientes mais rentáveis e os fornecedores mais vantajosos.
O planejamento financeiro também ajuda a definir estratégias de precificação, promoção e distribuição que maximizem o lucro.
Facilitar o acesso ao crédito:
Ademais, o planejamento de finanças demonstra a capacidade de pagamento do negócio, aumentando a confiança dos credores e facilitando o acesso a linhas de crédito mais favoráveis.
Finalmente, o planejamento financeiro também permite escolher as melhores opções de financiamento, considerando o custo, o prazo e as garantias exigidas.
Aprimorar a tomada de decisão:
Sobretudo, o planejamento fornece informações relevantes e atualizadas sobre o desempenho do negócio, permitindo tomar decisões mais rápidas e assertivas.
Por fim, o planejamento financeiro também permite simular cenários e avaliar os impactos das decisões no curto, médio e longo prazo.
Quais os principais passos para um planejamento financeiro em comércio eficiente?
Um planejamento financeiro em comércio eficiente envolve os seguintes passos:
Primeiramente, defina a missão, a visão e os valores do negócio, bem como os seus objetivos e as suas metas financeiras, de curto, médio e longo prazo.
Em segundo lugar, faça um diagnóstico financeiro do negócio, levantando as informações sobre as receitas, as despesas, os custos, os impostos, os investimentos, os ativos, os passivos e o patrimônio líquido.
Por conseguinte, elabore um orçamento financeiro, estimando as entradas e as saídas de dinheiro do negócio, para um determinado período de tempo, geralmente um ano.
Em seguida, elabore um fluxo de caixa, registrando as movimentações financeiras do negócio, diariamente, semanalmente, mensalmente., comparando-as com o orçamento.
Fazer uma análise de viabilidade financeira, calculando os indicadores de rentabilidade, de lucratividade, de liquidez, de endividamento, de solvência., do negócio, para verificar se ele é viável e atrativo.
Inegavelmente, faça uma projeção de cenários financeiros, simulando diferentes situações que podem afetar o negócio e analisando os seus impactos, como:
- Variações de mercado
- Demanda
- Preço
- Custo
- Imposto
- Juros
- Câmbio
Contudo, faça uma avaliação de resultados financeiros, comparando os resultados obtidos com os planejados, identificando os desvios, as causas, as consequências e as ações corretivas.
Por fim, faça um plano de imprevisto financeiro, prevendo as possíveis emergências, ou de crise, que podem afetar o negócio, como:
- Incêndios
- Roubos
- Acidentes
- Greves
- Pandemias
Dessa maneira, defina as medidas preventivas e mitigadoras.
Planeje suas finanças com auxílio de uma contadora eficiente!
Nós, da Quality Cont, te auxiliamos nesse processo fundamental para você controlar suas finanças e planejar o que realizar com seu dinheiro.
Somos especialistas em resolver quaisquer que sejam os problemas ou dificuldades que você tenha em seu comércio.
Não deixe de desfrutar de nossos serviços especializados em Gestão Contábil, para que você domine tudo que envolve as finanças de seu comércio!
Entre em contato conosco e planeje suas finanças com nosso auxílio!
Evite gastos desnecessários e planeje suas finanças corretamente!