Ícone do site Quisi Contabilidade

Declaração de impostos: como funciona para prestadores de serviços?

Declaração de Impostos

Atualizado em março de 2023.

Veja tudo sobre a declaração de impostos para prestadores de serviços

Apresentamos os principais pontos relacionados à declaração de impostos na prestação de serviços. Confira!

A declaração de impostos para prestadores de serviços é um tema bastante complicado para a grande maioria das pessoas, uma vez que se trata de um procedimento burocrático de difícil entendimento.

A fim de fornecer ao leitor todas as informações necessárias para concluir a declaração do IR sem problemas, a Quality desenvolveu este material específico para auxiliar aqueles que estão com dúvidas.

Não deixe de acompanhar até o fim deste artigo e tenha uma ótima leitura!

Como funciona a declaração de impostos do prestador de serviços?

Antes de nos aprofundarmos nos assuntos envolvendo a declaração de impostos na prestação de serviços, é importante que você se dê conta da influência que suas ações podem ter em muitas pessoas.

O serviço de profissionais especializados é uma necessidade para muitos, visto que nem todos possuem a capacidade de realizar algumas tarefas. Logo, buscar por um serviço qualificado é sempre a melhor opção.

O prestador de serviços tem consciência de suas obrigações, desde o cumprimento do acordado até a entrega da declaração de Imposto de Renda.

Contudo, o processo de declaração costuma ser algo complexo para profissionais e clientes.

Com o intuito de apoiar esses indivíduos, preparamos este conteúdo para guiá-los na elaboração correta da declaração de IR.

Quais os passos para entregar a declaração de impostos do prestador de serviços?

Para completar sua declaração de impostos, o trabalhador autônomo que possui a situação de Pessoa Jurídica deve avaliar inúmeros fatores — alguns deles são o regime tributário, quantias recebidas e alíquotas.

Ao atuar como pessoa jurídica, o prestador de serviços deve declarar seus impostos através da entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), a qual substituiu a antiga Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ).

Já para o prestador de serviços que atua como pessoa física, é necessário acompanhar alguns passos para realizar sua declaração de IR.

Para começar, acesse o site da Receita Federal para baixar o Programa Gerador de Declarações (PGD).

Preencha os dados solicitados e cheque-os para evitar eventuais erros. Em seguida, envie o documento contendo as informações sobre seus rendimentos.

Ademais, é possível completar o processo através de aplicativos, que se encontram disponíveis para celulares, tablets e computadores.

Declaração de impostos para prestador de serviços autônomo

Você é um profissional autônomo? Sabia que, ao contrário dos trabalhadores sujeitos às regras da CLT, é preciso ter o Recibo de Pagamento Autônomo para receber o pagamento por serviços contratados?

O RPA funciona como uma nota fiscal e é por meio dele que os trabalhadores independentes prestadores de serviço declaram seus rendimentos.

Quais impostos incidem sobre o RPA?

Para descobrir o valor dos tributos que incidem sobre as atividades e calcular o RPA, é preciso compreender as definições específicas do INSS, ISS e IRRF, bem como as suas tabelas de contribuição mensal.

A alíquota do INSS varia entre 5%, 11% e 20%, de acordo com o total bruto aplicado, enquanto as demais tributações acompanham seus próprios códigos de serviço e tarifas.

Assim, a obtenção de resultados corretos dependerá da familiarização com todos os dados relacionados.

Declaração de impostos para prestador de serviços PJ

Ao ser contratado como prestador de serviços na modalidade pessoa jurídica, o profissional não terá vínculos com nenhuma empresa ou organização.

Dessa forma, a abertura de uma empresa se torna indispensável para obter o número de CNPJ e validar os rendimentos.

Além disso, é a única maneira de assegurar que o contrato seja feito dentro da lei.

Por que ter uma contabilidade para prestadores de serviços?

Atuando em um dos mercados mais promissores do Brasil, o setor de serviços necessita estar sempre alinhado às exigências da lei para ter sucesso.

É por isso que a contabilidade para prestadores de serviços pode te ajudar: vamos lhe ajudar a passar por toda burocracia e deixar seus resultados ainda melhores!

Conte com os nossos profissionais!

A Quality Cont Organização Contábil oferece o que há de melhor para manter seus clientes em segurança, com atendimento altamente especializado para o setor deles.

Reunimos mensalmente, conforme as necessidades, certidões e pesquisas para acompanhar a situação fiscal e cadastral da empresa.

Além disso, fiscalizamos cuidadosamente o pagamento dos tributos e a entrega de todas as obrigações dentro do limite da lei.

Entre em contato conosco para saber mais!

Clique aqui para falar com a nossa equipe!

Classifique nosso post
Summary
Article Name
Declaração de impostos: como funciona para prestadores de serviços?
Description
Veja tudo sobre a declaração de impostos para prestadores de serviços. Para saber mais do assunto, leia o artigo que preparamos!
Author
Publisher Name
marketing@qualitycont
Publisher Logo
Sair da versão mobile